• Letícia Junqueira

Luanda, Lisboa, Paraíso. (Djaimilia Pereira de Almeida) 🍂

Atualizado: 18 de Abr de 2020




Recomendação de hoje!

.

.

Recebi este livro em março, como prenda, e, ao ler as primeiras páginas, já sabia: vou ficar apegada. Ainda não sei qual é (nem se um dia terei) "o meu tipo de livro", mas sei que sempre fascinam-me aqueles que não dizem, sugerem. Nesse livro, senti que o enredo não era o mais importante e, em seu lugar, as sugestões de emoções, de realidades sociais e de conflitos existenciais. Cartola e seu filho, Aquiles, dois angolanos, partem para um mundo novo para resolver um problema (e descobrir outros). Nesse livro, tal como em todos, não há apenas um assunto: trata-se das relações familiares, das amizades (as boas e as más), das incongruências da vida.

Djaimilia despontou na chamada cena literária com seu primeiro livro "Esse Cabelo", 2015, mas é com "Luanda, Lisboa, Paraíso", 2018, que a autora procurou dar força à sua vontade de deixar a primeira pessoa em seu livros e passar para a terceira, como disse em entrevista ao jornal Público. Interessa-lhe as possíveis histórias dos outros, o que poderá ter acontecido aos personagens que dá vida.

Então, está aí mais uma leitura concluída e recomendada de uma escritora, angolana e negra que vem produzindo uma literatura além de prazerosa, relevante. 👏🏾🌻

.

#leiamulheres #literatura #africanwriters #womanwrites #read

29 visualizações0 comentário

©2020 por Letícia Junqueira | Uma Negra Brasileira. Gratefully created with Wix.com